segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Macarons, eu quero!

Delicado e saboroso, o macaron torna-se presença obrigatória nas mesas requintadas do País


A OXI Eventos adora novidades! Ainda mais quando se trata de novidades culinárias. Por conta disso estamos sempre nos atualizando para poder passar aos nossos clientes tudo que há de mais novo e gostoso dentro da arte da gastronomia.

Já falamos aqui sobre os deliciosos e irreverentes cupcakes e hoje a bola da vez são os MACARONS!
Os macarons são pequenos suspiros preparados com farinha de amêndoas. Apresentam uma casquinha crocante e interior macio. Frequentemente são recheados com ganache ou creme manteiga nas mais variadas cores e sabores: frutas vermelhas, chocolate, café, pistache, frutas exóticas e por aí vai.

Os Macarons também são chamados em algumas cidades de mini casadinhos, merenguinho, bolachinha colorida, mini hamburguinho, macarrone... Não importa como é chamado ou o apelido que receba, esse fino doce francês vem conquistando o Brasil a cada dia com sua delicadeza, sabor e requinte.

Claras de ovos, açúcar de confeiteiro e farinha de amêndoas. Essa é a receita base dos macarons, delicados e saborosos biscoitinhos recheados que dão o que falar no mundo todo. Por aqui, a delícia começa a se tornar obrigatória em festas que se prezam e nas mesas de bom gosto.
A história mais conhecida é a de que os Macarons surgiram em um Monastério Italiano e foram levados à França por Catarina de Médici para o seu casamento com o Rei Henrique II em 1533. Naquela época eram apenas biscoitos de amêndoas sem recheio, crocantes por fora e macios por dentro. No inicio do século XX, o macaron começou a tomar a sua forma atual, quando o chef Pierre Desfontainess teve a idéia de utilizá-los aos pares com um recheio cremoso. É um doce, elaborados com farinha de amêndoas e recheados com diversos sabores. Possui uma coloração intensa, um brilho e uma textura crocante por fora, macia e "puxa-puxa" por dentro , jamais sendo secos e opacos.

O biscoitinho é tradicionalmente servido em uma degustação de chá da tarde, coffee break, ou mesmo na maternidade, como mimo oferecido aos visitantes para comemorar a vinda do bebê. Outra dica é servir o macaron em coquetéis, acompanhado de champanhe. Por seu caráter elegante, ele substitui sem deixar a desejar outros agrados, como as trufas, que podem manchar um traje de gala.

Pensando nos docinhos para o casamento? Vá de macarons!!

Vale a pena experimentar!



BeijOXI e uma ótima tarde a todos!      

Nenhum comentário: